quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cuidados com todos os tipos de cabelos

 
 

Tipos de cabelos

 Ondulado

O cabelo ondulado é o segundo tipo de cabelo mais procurado pelas mulheres, o famoso “liso na raiz e ondulado nas pontas”, da modelo Gisele Bündchen. Vários métodos são utilizados para chegar a esse efeito... baby-liss, chapinha, bobes etc.
Existem algumas mulheres que possuem o cabelo ondulado naturalmente, e outras que reclamam da indefinição, "O cabelo não é liso nem cacheado, cada dia acorda de um jeito, e além do mais é volumoso". E para resolver isso, o hábito mais comum é começar a passar chapinha para alisar, já que não há definição. Mas talvez essa não seja a melhor alternativa, pois é um incentivo para que as ondas percam cada vez mais suas formas. Claro que manter o cabelo ondulado sempre bonito não é tão simples assim, mas ao invés de alisar, tente usar métodos para definir as ondas!

>Cuidados com cabelos ondulados: 

Penteie o cabelo com pente de dentes largos somente quando estiver molhado ou úmidos.
Use creme sem enxague. Use produtos de modelagem específicos para o seu tipo de cabelo, e passe-o apertando o cabelo de baixo para cima. Se possível, finalize com um spray de brilho.
Use reparador de pontas de silicone. Faça cortes de cabelo regularmente

Liso

 são finos, e normalmente sem volume. O que varia é apenas o peso e a quantidade. Uns são mais leves e com um efeito "esvoaçante", e outros são pesadões e escorridos. Mas independente do tipo é importante manter um corte que o valorize, para evitar o aspecto “colado” na cabeça, e sem movimento.
Uma das vantagens do cabelo liso são as diversas formas de cortes que dão certo,  e que "assentam" devido ao baixo volume. Além disso, existem cortes que ficam muito mais visíveis. Por exemplo, o cabelo liso quando repicado, ganha mais efeito do que nos cacheados.
 

>Cuidados com cabelo liso:

  • Para desembaraçar, separe-o em mechas e desembarace uma por uma. Não faça isso debaixo do chuveiro, pois é mais fácil de arrebentar os fios.
  • Se seu cabelo for muito oleoso lave-o todos os dias, de preferência com shampoos neutros.

Cacheado

Devido ao movimento anelado dos cabelos cacheados, crespos e afros, a oleosidade produzida na raiz dificilmente chega até as pontas, por isso que são mais secos, frágeis, arrepiados, e com pouca elasticidade. Por causa dessas características mais comuns, muitos consideram ter cabelo liso mais prático. 
Mais de 60% da população feminina brasileira tem cabelo cacheado, devido à herança genética. Mas por conta da grande vontade de fazer alisamento de cabelo, muitas acabam ficando com um visual artificial, e estragam os fios. Porém, para quem é atualizado nas tendências, já deve ter percebido que os cabelos cacheados estão totalmente em alta, principalmente no estilo desarrumado, dando um aspecto mais natural ao visual. Portanto, ao invés de alisar seus fios e querer deixar o cabelo cada vez mais murcho, cuide e aproveite ao máximo seus cachos. 

>Cuidados com cabelos cacheados:

Lave o cabelo um dia sim outro não, com água morna ou fria, para evitar que o cabelo resseque ainda mais, e massageie o couro cabeludo na hora da lavagem para estimular a produção de sebo.
  • Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo. 
  • Com o cabelo ainda molhado passe um creme, penteando o cabelo, sem exagerar, do meio para as pontas, amassando os fios de baixo para cima.
  • Depois que secar nem pense em pentear, pois vai deixar o cabelo muito armado.
  • Faça hidratação uma vez por semana em casa, com máscaras hidratantes, e se possível uma vez por mês no salão, pois é a hidratação que irá ajudar na definição dos cachos e no volume controlado.
  • Depois de seco, escolha um finalizador diário para passar nas pontas (ex: reparadores de silicone, spray intensificador de brilho, pomadas, mousses etc).
  • Para algumas pessoas a técnica de dar um nó no cabelo (baixo) durante uns 30 a 40 minutos, quando estiver úmido ou quase seco, serve para modelar. Faça um teste, e veja se ajuda na definição dos cachos, ou se deixa o cabelo marcado.
  • Teste produtos de várias marcas até achar um ideal para o seu cabelo. Prefira pagar mais caro por produtos de alta qualidade. 
 

Crespo

Cada um define de diferentes formas  os cabelos crespos e afros, mas eles são praticamente a mesma coisa: a raiz é bem encaracolada, e os fios na maioria das vezes são mais grossos e opacos. O que muda é a forma com que os fios se desenvolvem ao longo do comprimento. Alguns ficam bem cheios, mas sem definição dos cachos, e outros com cachos bem pequenos, muitas vezes com um aspecto frizado.
Mas independente do tipo, todos são bem volumosos, por isso muitas mulheres acabam escolhendo pela escova. Porém, os cabelos crespos e/ou afros ficam com um aspecto ainda mais artificial que os cacheados quando alisados. Os cabelos "Black Power" são uma das melhoras formas de assumir o cabelo afro. Além do mais são estilosíssimos, e podem ser usados independente dos cachos serem definidos ou não.
 

>Cuidado com cabelos crespos:
  • Devido ao ressecamento e o grande volume, é preciso investir em shampoos, condicionadores e outros produtos de tratamento específicos para os cabelos afros e crespos, pois proporcionam hidratação intensiva aos fios.
  • Procure shampoos que tenham "Poli quaternários", Proteínas animais e/ou vegetais quaternizadas.
  • Penteie o cabelo com pente de dentes largos, ou até com os dedos, pois desembaraça sem agredir.
  • Após lavar o cabelo, é imprescindível o uso do creme sem enxague.
  • Use produtos hidro retentores, pois ajudam a fixar a umidade nos fios.
  • Faça hidratações com máscaras caseiras de tratamento intensivo toda semana, e se possível, de uma a duas vezes por mês no salão.
  • Procure salões especializados em cabelos crespos e afros.
  • Se tiver cabelo tingido, procure retocar somente a raiz para evitar ainda mais o ressecamento causado pela tintura de cabelo.  
  • Se possível, evite todos os tipos de química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário